quarta-feira, 30 de outubro de 2013

São Francisco festeja hoje 84 anos e apresenta o novo uniforme para o Parazão


São Francisco Futebol Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de Santarém, no estado do Pará.
Fundado no dia 30 de outubro de 1929, manda seus jogos no Estádio Colosso do Tapajós, com capacidade para 17.846 espectadores. Seu mascote é o leão e as suas cores são o azul e o branco.
Desde quando o futebol foi introduzido em Santarém, diversas agremiações foram formadas destinadas à prática deste esporte, porém, nenhuma até hoje, conseguiu sobreviver tão longo período como o São Francisco Futebol Clube.
Para um clube que conquistou tantos títulos e solidificou-se como uma expressão autêntica do futebol regional, suas origens são até desconcertantes, surgindo da vontade de um grupo de jovens despidos de grandes pretensões, que desejavam apenas formar um time para jogar futebol, nunca imaginando que estavam contribuindo para a formação de um dos maiores clubes do Oeste Paraense – O São Francisco Futebol Clube.
A 30 de outubro de 1929, foi fundado o time do São Francisco, com o intuito de homenagear a escola fundada pelo grande incentivador do futebol Santareno da época, Frei Ambrósio. A fundação do clube de futebol São Francisco, foi o acontecimento do ano em Santarém e de modo marcante na história do esporte da região, pois a equipe recém formada agregava os melhores atletas da cidade.
Depois de muitos treinamentos no campinho da escola de mesmo nome, finalmente foi programado o primeiro jogo. Era a primeira apresentação do já bem montado e organizado time de futebol, que se chamava: São Francisco Sport Clube (primeiro nome do clube).
Em 1998, o São Francisco fez a sua melhor campanha no estadual, alcançando o 4º lugar, atrás de RemoPaysandu e Vênus; a boa campanha garantiu o clube de Santarém para a disputa da 3ª Divisão Nacional, e com uma fantástica atuação, o Leão Santarenopoderia seguir para a Fase Final, mas foi eliminado pelo São Raimundo/AM, após dois empates, em pleno Barbalhão, perdeu nos pênaltis e encerrou sua participação na 19ª colocação entre sessenta e cinco participantes.
Em 2000, ano que foi rebaixado para a 2ª Divisão Paraense, o São Francisco disputou sua última partida oficial.Ficou 10 anos disputando apenas o campeonato santareno.
Em maio de 2010, o time retomou as atividades profisionais e incentivou o torcedor, criou o projeto sócio-torcedor, contratou bons jogadores e fechou contrato com vários patrocínios, e em outubro o São Francisco voltou a disputar uma competição oficial, pela 2ª Divisão Paraense, participou na Chave C, juntamente com Izabelense e Vila Rica de Belém. Mas o time, que era um dos favoritos a brilhar na competição, não conseguiu repetir os grandes feitos do passado, e terminou na última posição da Chave C, encerrando o torneio na 7ª posição da Classificação Geral, com apenas três pontos - desempenho muito abaixo para as pretensões do Leão. Em 2011, o São Francisco fez uma campanha implacável na segunda divisão paraense, e com apoio de sua torcida, que compareceu em peso para prestigiar os jogos do leão santareno, o São Francisco ascendeu o acesso a 1ª Fase do estadual de 2012, após vencer o Time Negra por 3 a 1 em Santarém.Em 2013 voltou a disputar a fase principal do Parazão , conseguindo ficar mais uma vez na elite do futebol paraense pelo terceiro ano consecutivo.
como time amador o São Francisco ganhou 29 titulos santareno e vários outros torneios, além da Copa do Baixo Amazonas. No profissional o São Francisco foi campeão do seletivo do Campeonato Paraense de 87.
O São Francisco tem hoje como presidente Milton Maia e como vice-presidente Edie Ribeiro.O time profissional será dirigido mais uma vez pelo técnico Joacy Moura.

Apresentação dos Novos Uniformes para o Parazão
Nesta quarta-feira(30) uma programação festiva será realizada na Loja do Clube, às 9h, para comemorar o aniversário do e também na oportunidade será apresentado o novo uniforme do clube para a disputa do parazão 2014. A principal novidade será apresentação do terceiro uniforme, que será uma homenagem a bandeira de Santarém, uma camisa toda amarela com detalhes em azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário