Peço a vocês todos um pouco de compostura, um pouco de humanidade. Parem de xingar o Joel Santana de jumento. Não é justo. O jumento é um animal nobre, dócil, um trabalhador incansável. Que vem exercendo há milhares de anos papel decisivo na história da civilização. É uma tremenda injustiça usar o nome de um dos mais importantes representantes do mundo animal nos Evangelhos para compara-lo a um treinador de futebol. A qualquer treinador de futebol, mas ainda menos com esse triste Joel Santana modelo 2012.
É muito fácil ficar criticando o técnico pelas derrotas, todo mundo faz isso. Xingar o Joel de burro, jumento (untragbar !) e outras cavalgaduras é muito divertido. Mas é muito mais útil para o Flamengo que a torcida critique embasadamente a incapacidade profissional do treinador. Porque aí dói mais na consciência de quem teve a ideia brilhante de contrata-lo para um trabalho para o qual Joel já tinha deixado patente sua completa inadequação.
Joel pode ser ainda muito bom de conversa. Mas é, ou se tornou, ruim de treino. É só ver o lamentável desempenho da defesa do Flamengo. Mesmo sabendo que há anos só temos zagueiros perebas, sob o comando de Joel ela conseguiu ser a nossa pior defesa dos últimos tempos. Levou 9 gols em 3 jogos! Incapaz de cortar uma bola que venha pelo alto, assim como de impedir que atacantes entrem tabelando na nossa área, é evidente a ineficácia do treinamento a que vem sido submetida.
Do meio pra frente nem precisamos falar. Não existe no Flamengo uma mísera jogada ensaiada, aliás, nem as jogadas desensaiadas. Para piorar ainda temos um jogador caríssimo que exerce uma liderança deletéria sobre o grupo, se esconde nos momentos decisivos e pelo qual parece não haver ninguém disposto a correr em seu lugar. Com o comando dividido entre Joel e aquele gaúcho que não treina afundamos na mais medíocre previsibilidade tática, temperada pelo mais abjeto desinteresse da vedete da companhia. Um péssimo exemplo seguido por vários jogadores.
Ontem a vergonha foi total. Atuação desastrosa de um time cuja maior característica tem sido a embaraçosa incapacidade de segurar um resultado. O que acaba lançando graves suspeitas sobre a qualidade do trabalho de preparação física. O Flamengo não joga um segundo tempo desde a vitória sobre o Florminense no carioqueta, mas todo mundo sabe que vitórias sobre times de 3º Divisão não podem ser usadas como parâmetro para nada.
O regime de profissionalismo no futebol, para ser profissionalismo pra valer e não brincadeira de casinha, implica em recompensas pelos êxitos e metas alcançadas. E, obviamente, em punições pelos fracassos. Nos 64 dias em que está no comando do elenco Joel não alcançou nenhuma meta e seus discutíveis êxitos se deram unicamente na modesta esfera do carioqueta mais sem vergonha dos últimos 5 anos. E nem a porcaria da Taça Guanabara, que não vale nada, o time do Joel conseguiu ganhar.
O fato é que tirando uma meia dúzia de 3 ou 4 o elenco é sem vergonha demais. O certo mesmo era mandar essa putada toda embora de uma vez só. Mas o Flamengo é um clube tradicional, e os verdadeiros donos da culpa vão coloca-la em quem eles quiserem. E é lógico que vai acabar sobrando pro técnico. Ainda mais porque ontem em Guayaquil Joel Santana assinou atestado de incapaz em 3 vias ao realizar a mais escrota sequencia de substituições idiotas da história do futebol brasileiro. Incorrendo pela enésima vez no erro mais elementar entre os retranqueiros de raiz ao trocar atacantes por zagueiros. E ainda teve a cara de pau master de dizer que mantém a esperança na vaga e que considera o 3×2 inexplicável. É um brincalhão esse Joel.
Estou preocupado é com a velocidade da reação da diretoria que não demitiu Joel ontem mesmo. Nem que fosse pelo telefone, por email ou recado no facebook. Não há qualquer vantagem em protelar uma decisão inevitável. Mesmo que na cagada o Flamengo se classifique pra próxima fase da Liberta Joel Santana é hoje um cabra marcado para morrer. Do mesmo jeito que rolou com o Andrade. Lembram de como esse filme acaba?
Será que lá no 3º andar da Gávea vão tomar uma atitude diferente ou será que vão cometer o mesmo erro de 2010 ? Façam as suas apostas.
por Arthur Muhlenberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário