quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Corrida do Círio história e tradição em Santarém

Jota Parente fala do processo de criação da corrida na década de 80. Sinval Ferreira e Djalma Lima comentam a importância da competição


No Próximo sábado Santarém vai ter a 31ª edição da Corrida do Círio a mais importante corrida de pedestrianismo do Oeste do Pará. A corrida surgiu da cabeça do Radialista Jota Parente na época diretor de programação da Rádio Rural de Santarém. Que aproveitou o maior evento de Santarém , no caso o Círio de Nossa Senhora da Conceição para realizar o evento. A corrida começou em 1984, sendo a primeira acontecendo pela parte da noite em percurso de 12km. - Quanto eu dei a ideia para o nosso gerente Eduardo dos Anjos ele perguntou se eu estava louco, mais depois acabou abraçando a ideia, mesmo porque foi um numero recorde de inscritos chegando a mais de mil atletas, nos tivemos que pedir ajuda do 3° BPM para fazer parte da organização da corrida, mas  mesmo assim foi muito confusa a largada devido ao grande números de atletas .

A Força da criação já foi mostrada  logo na primeira edição que contou com 1.200 atletas inscritos com a largada e chegada na praça do Santíssimo . Com o passar  dos anos foram feitas várias mudanças de local e horário .A corrida já saiu da Praça de São Sebastião, da Fit e do Zoofit no bairro da matinha, já foi realizada pela parte da noite, pela parte da tarde e nos últimos anos vendo sendo realizada pela parte da manhã. Neste ano, o percurso pela primeira vez diminui de 12km para 06km.

Falando da importância da corrida para região, Parente (Foto)ressalta que foi um marco para cidade de Santarém a criação da corrida, incentivando ainda mais os atletas da região, e descobrindo valores do atletismo santareno, que depois chegaram a disputar a famosa corrida de São Silvestre em São Paulo. Como idealizador da corrida do círio e pelos serviços prestados durantes os anos que trabalhou na emissora no inicio de 2014  O radialista foi homenageado pela Rádio Rural com uma plaqueta.

Ao longo do tempo, a competição sobreviveu aos  mais variados contratempos que ameaçaram a sua existência . A falta de estrutura nas ruas e as dificuldades de conseguir publicidades, não foram suficientes para impedir  que o evento anual  prosseguisse e agregasse  novos competidores , na década de 90 , na medida que a competição cresceu a corrida do círio chamou atenção de corredores de outros estados e também internacionais vindo da Venezuela e Uruguai .

O Corredor Santareno  Ezequiel Silva e o maior vencedor da Corrida do Círio com 5 conquistas, já no feminino, Perpetua de Jesus, considerada a maior corredora de todos tempo em Santarém venceu 10 vezes a competição. Dos corredores internacionais o Uruguai Nicolas Pereira na década de 90 ganhou por três vezes a Corrida do Círio.

O professor Manuel Djalma Lima(foto) a mais de 25 anos é o coordenador da Corrida do Círio, juntamente com vários alunos e professores de educação física, faz a arbitragem da corrida.
-Nos tivemos a oportunidade de conhecer a Corrida do Círio de Nazaré na capital do estado , e quando retornamos para Santarém fomos convidados a participar da coordenação do evento, sempre contando com o apoio da policia militar e secretaria de transporte com seus agentes de transito .
Para o professor Djalma Lima e sempre  importante para qualquer cidade,  uma competição deste poste. –Todo e qualquer evento de pedestrianismo que envolva grandes ou pequenas maratonas é importante, para a cidade, e  principalmente para a saúde do atleta e a parte social do atleta na comunidade, isso tudo traz  benefícios para o corredor seja amador ou profissional, e principalmente para quem esta promovendo, a Rádio Rural promove este evento que virou uma tradição na região Oeste do Pará, dando oportunidades também para o surgimentos de novos adeptos neste tipo de modalidade.

O Radialista Sinval Ferreira(Foto) esteve na organização da primeira Corrida do Círio e conta fatos que marcaram a primeira edição do evento - Por muitos anos  participamos da corrida do círio , inclusive da primeira cuja largada e chagada foi na praça do santíssimo ,naquela noite de sexta-feira, o fato interessante que aconteceu foi uma largada falsa, toda  corrida se dá um tiro para atleta partir ,em um momento alguém fez um barulho parecido a um tiro e os atletas que estavam no pelotão da frente iniciaram a corrida, foi um trabalho grande para sair atrás desses atletas e traze-los de volta para uma nova largada. Outro ponto interessante que lembro, foi na hora da entrega dos prêmios, Ednaldo Mota um dos locutores da Rádio Rural responsável pela premiação não apareceu, e eu tive que assumir o comando e realizar a entrega , até hoje não sei o que aconteceu com o Ednaldo.

Durante  vários anos Sinval foi o animador da corrida fazendo locução ao vivo em um carro som, durante todo o percurso. – Da segunda em diante eu já passei  a ir na frente da corrida , fazendo com que tivéssemos um carro de som na frente , chamando atenção do povo que estava localizado as margem do percurso, para servir água , fazendo aquela animação inicial. Isso até hoje eu me lembro muito bem, e quando terminava a corrida eu me vangloriava  disso, de ter aguentado todo o percurso falando sem parar-  relembra Sinval.

A 31ª Corrida do Círio será disputada na manhã deste sábado 06 de dezembro com um percurso de 6km, passando pelo centro de Santarém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário