sexta-feira, 3 de outubro de 2014

FPF muda formato do Parazão, que não terá mais a Primeira Fase em 2016

A reunião do comitê técnico da Federação Paraense de Futebol, realizada na tarde desta quinta-feira, definiu o formato do campeonato estadual para os próximos dois anos. A principal medida é a extinção da Primeira Fase do Parazão, que atualmente é a etapa intermediária entre a Segundinha e a chamada “elite” regional, oficialmente conhecida como “Primeira Divisão – Segunda Fase”. A partir de 2016 existirão apenas duas divisões: a Segunda a Primeira, esta última que terá fase única. A edição atual, que está em andamento, ainda terá a Primeira Fase, com dez clubes.
Tuna Luso, Bragantino, Izabelense e Vênus, semifinalistas da Segundinha, garantiram acesso para a Primeira Fase. Eles se unem a Santa Cruz de Cuiarana, Castanhal, Gavião Kyikatejê, Águia de Marabá, São Raimundo e Parauapebas.

Desses dez clubes, os quatro melhores colocados subirão para Segunda Fase da Primeira Divisão, onde estão Paysandu, Remo, Independente, São Francisco, Paragominas e Cametá. Os seis clubes restantes, que não conseguirem o acesso, estão automaticamente na Segunda Divisão do Campeonato Paraense do ano que vem, e a Primeira Fase será extinta, fazendo a Primeira Divisão do estadual ter fase única.

Os dois rebaixados da “elite” caem direto para a Segundinha. O modelo de disputa também foi mudado. Agora, será mais enxuto, com 15 datas: dois grupos com cinco clubes serão formados, e as equipes se enfrentam em turno e returno. Os dois melhores de cada grupo jogam a semifinal em jogo único, e os finalistas também farão a decisão do Parazão 2015 em uma só partida. O time de pior campanha em cada grupo será rebaixado.

A Primeira Fase, que será disputada pela última vez, irá começar logo após o término da Segundinha. Já a Primeira Divisão definitiva está marcada para ter início no dia 1º de fevereiro. Clubes que estão na Primeira Fase da Primeira Divisão (que será extinta após a disputa): Tuna Luso Bragantino Izabelense Vênus Santa Cruz Castanhal Gavião Kyikatejê Águia de Marabá São Raimundo Parauapebas Os seis não classificados caem para a Segundinha, enquanto os quatro melhores irão para a Primeira Divisão definitiva, com: Remo Paysandu Independente São Francisco Paragominas Cametá *Os dois piores colocados caem direto para a Segundinha. Globoesportepará

Nenhum comentário:

Postar um comentário