sexta-feira, 15 de março de 2013

São Francisco :Porque mexer na cabeça?

Raimundo Gonçalves
O São Francisco ver o que estava tudo azul se tornando negro para suas pretensões, que é manter-se no Cenário Elite do paraense. E às vezes me pergunto, como um apaixonado pelo futebol, quais são as pretensões dos nossos cartolas em se posicionar no que é melhor para o seu clube. Fazer o que vem na sua cabeça, incentivado por alguns torcedores e dirigentes, ou se fazer um pouco de sábio com experiências, que não deram certo com outros clubes na mesma competição? A opção escolhida me parece sempre intransigente de comando autoritário sem humildade para pensar o melhor para o seu clube, que pertence apenas aos seus torcedores, o resto são abnegados que fazem por que gostam de futebol, mas sem interesse de aparecer, quem tem que aparecer  e o clube. O São Raimundo é o melhor espelho para o São Francisco, fizeram tantas bobagens que conseguiram retirar o clube da elite do Futebol brasileiro para estacionar na beira do abismo, e no momento sem forças para tirar do perigo de uma queda maior. Às vezes aconteceram de o time empatar as suas duas primeiras partidas, o treinador já era colocado pra fora, como se eles entendessem de fato de futebol.

O resultado está aí para todos os desportistas verem, não é possível que o São Francisco venha a cair na mesma cilada, sabendo o que aconteceu com o seu rival, nas mesmas circunstâncias. Quando mandaram o treinador Osvaldo Monte Alegre ir embora, o time estava bem pontuado e na elite do parazão com folga. O segundo turno apenas começando, como entender, essa atitude viciosa dos cartolas arrogantes do sul do país, não pode ser para nós, eles tem poder de contratações, tanto de um novo bom treinador, como de jogadores para se reforçar a equipe. Aqui não, se trabalha sempre no vermelho e com ajuda de torcedores, esses que mais sofrem com as tomadas de decisões às vezes indevidas de diretores.

Senhores diretores que tomam decisões precipitadas com argumentos dos que fazem também lá para as bandas do sul, sudeste, entre outros, clubes grandes também sofrem goleadas, não se envergonhem, isso é do futebol, me parece que certos diretores caíram na desconfiança do treinador Osvaldo, por causa da goleada sofrida diante do Paysandu. “Se vocês não estão lembrados e nem querem lembrar, depois que o São Raimundo levou uma tremenda goleada do Paysandu em plena decisão do parazão foi que ele conquistou o campeonato brasileiro da Série D. Futebol não se faz só de vitórias, as derrotas são estimulantes para novas viradas de conquista. Foi triste ver o novo treinador do São Francisco perdido na escalação e substituição nos jogos que ele comandou. Por quê? Ele não conhecia os jogadores do elenco do Leão do Tapajós, ele se dirigia ao João Pedro, Maurim, já conhecidos por nome, mas nem sabia como eles estavam técnica e fisicamente, enquanto o jovem promissor atacante azulino Elielton fica no banco, o treinador tem culpa? Aonde o treinador Osvaldo Monte Alegre errou? Em perder para o Paysandu! É pecado mortal no Leão perder para o Campeão do primeiro turno ?

 A diretoria não levou a sério os desfalques do elenco nas partidas iniciais, até declarou na imprensa que estava mostrado que o elenco do Leão estava com substituições a altura, caso alguns titulares não pudessem jogar. Lamentamos esse momento negativo dentro de campo que o São Francisco vem passando, principalmente pelos seus torcedores, que as vezes ainda são acusados de não prestigiarem o clube no estádio. Neste momento os diretores devem se unirem e refletirem com humildade o que podem fazer para reverter essa situação incômoda, enquanto ainda tem tempo para esse retrocesso significativo, do contrário fatos desagradáveis podem surgir futuramente com o grande projeto do Leão do Tapajós. Coerência, humildade, sabedoria...

Colunista Esportivo: Raimundo Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário